HEARD
Nos jardins de infância, o recreio é muito mais do que um intervalo. É um momento de descoberta, movimento e amizade. É ali que as crianças correm, inventam jogos, aprendem a negociar regras e a cuidar umas das outras. Para a maioria, é um espaço de liberdade e alegria.
Mas para algumas crianças, o recreio pode ser um lugar solitário. É o que acontece, muitas vezes, com as crianças com surdez ou deficiência auditiva. Entre o barulho e a agitação, a comunicação com os colegas torna-se difícil. As brincadeiras podem ficar fora de alcance. A sensação de pertença dá lugar à frustração e ao isolamento.
Foi para mudar esta realidade que nasceu o projeto HEARD (Healthy and Equitable Access to Recess for Deaf and Hard of Hearing Children). O nosso objetivo é simples, mas ambicioso: garantir que os recreios são verdadeiramente inclusivos, ativos e saudáveis, para todas as crianças!
Ao longo do projeto, vamos ouvir as vozes das crianças com surdez ou deficiência auditiva, perceber como vivem o recreio e avaliar o impacto que estes momentos têm na sua saúde e bem-estar. Vamos também estudar como a qualidade do recreio influencia estas experiências. E, com base em tudo o que aprendermos, vamos criar um modelo de intervenção assente em evidência científica, pronto para transformar escolas e vidas.
O HEARD, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, quer abrir caminho para que nenhuma criança fique de fora da melhor parte do dia escolar: o recreio.