Conheça a equipa atrás das histórias.



Guida Veiga

Psicomotricista, doutorada em Motricidade Humana (FMH-U.Lisboa), na especialidade de Comportamento Motor, iniciou a sua atividade docente na Universidade de Évora em 2009.

Professora no Departamento de Desporto e Saúde, investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC) e do Focus on Emotions (U.Leiden), tem-se dedicado a investigar a relação entre o corpo e as emoções, nomeadamente o papel que o brincar e outras abordagens de mediação corporal (como a relaxação) podem ter no desenvolvimento motor e sócio-emocional, na saúde e no bem-estar. Leciona diversas unidades curriculares, como “Intervenções de Mediação Corporal”, “Métodos de Relaxação” e “Jogo e Desenvolvimento da Criança”.

A investigação realizada e o compromisso com a defesa dos direitos das crianças, motivaram o desenvolvimento do projeto Direito a Brincar.


Clarinda Pomar

Licenciada em Educação Física e Desporto (FMH-UL), Mestre em Ciências da Educação-Metodologia da Educação Física (FMH-UL) e Doutora em Ciências da Educação (U.Évora). É professora no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora e investigadora do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP-UÉ).

Desde 1994, ano em que iniciou a atividade docente na Universidade de Évora, que tem estado sempre ligada à formação de educadores/as de infância, professores/as de 1.º ciclo e professores/as de Educação Física. As suas áreas principais de investigação relacionam-se com as questões de género em contexto escolar e o ensino da Educação Física, em particular na educação básica.

Elsa Lamy

Doutorada, pela Universidade de Évora (2009) e mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (2014). Investigadora (ao abrigo do programa de contratação de doutorados da FCT) no MED-Universidade de Évora, desde 2014. As suas áreas de interesse são as determinantes biológicas do comportamento alimentar e biomarcadores salivares ligados à ingestão e bem-estar. 

Graça Santos

Doutorada em Psicologia, Mestre em Educação Especial, Psicóloga e Educadora de Infância, desde cedo a sua formação pessoal, prática pedagógica inicial em Jardins de Infância e prática clínica com crianças e adolescentes a fizeram construir um percurso profissional e de investigação onde o Corpo e as Expressões nomeadamente pelo Movimento ganharam um relevo fundamental como via de intervenção com crianças e adolescentes, quer numa perspetiva de Educação pela Arte quer de Terapia pelas Artes Expressivas. Ao longo dos anos tem sido formadora de Psicólogos, Psicomotricistas, Professores e Terapeutas pelas Artes Expressivas.

É professora no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora e investigadora do Comprehensive Health Research Centre (CHRC). 

Jorge Fernandes


Licenciado em Educação Física (FMH-UL), Mestre em Educação Especial (FMH-UL), e Doutor em Motricidade Humana (FMH-UL), dedicou a sua atividade docente e de investigação à psicomotricidade numa perspectiva de ajuda ao desenvolvimento da pessoa. Liderou a construção dos planos de estudos de Reabilitação Psicomotora e de Psicomotricidade do Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, dos qual foi diretor entre 2007 e 2017.

José Marmeleira

Licenciado em Ciências do Desporto e em Psicologia, Mestre em Exercício e Saúde e Doutor em Motricidade Humana. Professor no Departamento de Desporto e Saúde da Universidade de Évora, onde é responsável por diversas Unidades Curriculares, entre elas “Desenvolvimento Motor” e “Controlo Motor e Aprendizagem” e “Atividade Física Adaptada”.

Desenvolve investigação sobre várias temáticas relacionadas com a relevância do corpo, movimento e atividade física ao nível do desenvolvimento saudável e integral do ser humano. 


Carolina Rebocho

Psicomotricista, licenciada pela Universidade de Évora e Mestre pela Faculdade de Motricidade Humana. 

Trabalhou como Psicomotricista com crianças em contexto escolar. No âmbito da dissertação de mestrado estudou as competências socioemocionais associadas à criatividade em crianças de 1° ciclo. 

Como bolseira do projeto RIGHT PLAY, está presente nas escolas parceiras a ouvir as crianças, a avaliar e a implementar o programa de intervenção baseado nas brincadeiras de lutas.