Brincar na Rua

Uma das melhores formas de ajudar as crianças é criar lugares seguros no exterior onde possam brincar, para que se possam distanciar e estar com outras crianças sem a orientação de adulto, permitindo-lhes expandir os seus horizontes além do que os pais e o resto da família podem oferecer.
O nosso trabalho não é proteger as crianças do mundo, mas sim dar-lhes os meios para que possam aprender sobre o mundo e prepararem-se para ele.
Por todo o mundo, existem movimentos de cidadãos que reclamam o direito à rua, criando ruas para brincar (play streets). As play streets são ruas fechadas temporariamente ao trânsito para que crianças, famílias e a comunidade possam brincar e conviver, usufruindo do espaço público sem trânsito. Um grupo de adultos garante o encerramento da rua, fornece informações aos transeuntes e incentiva as pessoas a brincar, passear, conviver… no fundo a desfrutar do espaço público. Este tipo de iniciativas já é uma tradição em países como o Reino Unido, Canadá e Alemanha. Em Portugal tem havido algumas iniciativas, embora sempre de forma esporádica.
Partilhamos as ligações para algumas iniciativas:
