Brincar Lá Fora

O potencial da aprendizagem em ambientes exteriores e naturais data de Aristóteles e Platão e está até marcado no termo “Jardim de Infância” ou “Kindergarten” (jardim das crianças).
Há coisas que acontecem no espaço exterior e que não acontecem em mais lado nenhum! Lá fora a criança encontra oportunidades de movimento, velocidade, expansão, desafio, liberdade, estimulação multissensorial.
De facto, nos ambientes exteriores e naturais as crianças sentem-se mais livres para se movimentar, experimentar e modular o ambiente e o seu comportamento.

Brincar Lá Fora promove:
– a atividade física;
– a competência motora;
– a autorregulação;
– os relacionamentos positivos;
– a competência social;
– a saúde mental.

Ainda assim, existe em Portugal uma “cultura de interior” que necessita ser contrariada! Sobrevaloriza-se o espaço interior e as atividades que nele decorrem (maioritariamente académicas) e subvaloriza-se o espaço exterior, ignorando-se o seu potencial para o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar da criança.
Apesar de o Ministério da Educação (2017) referir que “as práticas educativas no exterior devem merecer a mesma atenção do educador que o espaço interior”, esta é ainda uma premissa seguida apenas por alguns municípios.
