Saltar para conteúdo
Direito a Brincar
Menu
  • DIREITO A BRINCAR
    • Espaços para Brincar
    • Necessidades Especiais
  • BRINCAR ATIVO
    • Brincar às lutas e à perseguição
    • Programa Out to In
  • BRINCAR LIVRE
    • Brincar com peças soltas
    • Brincar Lá Fora
    • Brincar na Rua
  • PARA EDUCADORES
    • Recursos
    • Formações
  • PUBLICAÇÕES
    • Brincar Ativo
    • Crianças com Necessidades Especiais
    • Espaços para Brincar
  • EQUIPA
  • Comunicação Social

Brincar Lá Fora



O potencial da aprendizagem em ambientes exteriores e naturais data de Aristóteles e Platão e está até marcado no termo “Jardim de Infância” ou “Kindergarten” (jardim das crianças). 

Há coisas que acontecem no espaço exterior e que não acontecem em mais lado nenhum! Lá fora a criança encontra oportunidades de movimento, velocidade, expansão, desafio, liberdade, estimulação multissensorial. 

De facto, nos ambientes exteriores e naturais as crianças sentem-se mais livres para se movimentar, experimentar e modular o ambiente e o seu comportamento.


Brincar Lá Fora promove:

– a atividade física;

– a competência motora;

– a autorregulação;

– os relacionamentos positivos;

– a competência social;

– a saúde mental. 


Ainda assim, existe em Portugal uma “cultura de interior” que necessita ser contrariada! Sobrevaloriza-se o espaço interior e as atividades que nele decorrem (maioritariamente académicas) e subvaloriza-se o espaço exterior, ignorando-se o seu potencial para o desenvolvimento, a saúde e o bem-estar da criança. 

Apesar de o Ministério da Educação (2017) referir que “as práticas educativas no exterior devem merecer a mesma atenção do educador que o espaço interior”, esta é ainda uma premissa seguida apenas por alguns municípios.

PARTILHAMOS AS LIGAÇÕES PARA AS BOAS PRÁTICAS
Copyright © 2025 Direito a Brincar – Tema OnePress por FameThemes