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Brincar com peças soltas



O termo “peças soltas” foi inicialmente apresentado pelo arquiteto Simon Nicholson para descrever os objetos com uma finalidade aberta (open-ended), que não foram inicialmente concebidos para o brincar, e que poderiam ser utilizados e manipulados de diversas formas (e.g., caixas, baldes, tubos, pneus, tecidos, rolhas), num contexto lúdico livre e não estruturado, com pouca ou nenhuma intervenção do adulto. 

Este tipo de brincar permite que a criança dirija a sua própria brincadeira, usufruindo das ilimitadas oportunidades de descoberta, criatividade e aprendizagem que as peças soltas proporcionam. A investigação tem mostrado que este tipo de brincar promove as competências sócio-emocionais como a comunicação, a cooperação, a negociação e a resolução de problemas. Um estudo da nossa equipa mostrou que proporcionar este tipo de brincadeira a crianças de idade pré-escolar resulta num aumento da expressão de emoções positivas e numa diminuição das concentrações de cortisol, um reconhecido biomarcador de stress.

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